quinta-feira, 10 de julho de 2008

A Bahia sedia a mais importante competição Sub-17 do futebol brasileiro

A 2ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, que termina neste domingo (dia 13), no Estádio Toca do Guaiamum, com capacidade para 5.000 torcedores, envolveu 30 equipes nacionais e 5 (cinco) internacionais, em seis sedes e 10 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e adjacências. Até domingo (dia 13) a competição terá realizado 105 partidas com uma média de público de 1.500 pessoas a cada jogo.

Considerada a mais importante competição Sub-17 do futebol brasileiro a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 é promovida pelo Governo do Estado, através da Sudesb (Autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte), com o apoio da FBF e das Prefeituras Municipais convidadas (Dias d’Ávila, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, São Félix, Feira de Santana, Catu, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas e Terra Nova).

AVALIAÇÃO DA CBF- O treinador da Seleção Brasileira Sub 17, o carioca Lucho Nizzo esteve na Bahia na fase de Classificação da Copa 2 de Julho com a intenção de observar e analisar os jogadores nascidos em 92 para uma possível convocação. Ele disse que tem uma boa expectativa em relação ao campeonato, que é uma porta de entrada para os jovens no futebol profissional,

O treinador ressaltou a organização do evento e o nível técnico dos jogos, fazendo um reconhecimento ao esforço do Governo do Estado, por esta iniciativa. “Se o governo de cada Estado criasse uma competição desta seria bastante benéfico, não apenas em nível de observação, mas, também, para o desenvolvimento do futebol de base, onde não existe a devida atenção. As pessoas só falam daqueles que se tornam expoentes, mas esquecem que para um jogador chegar ao estrelato tem que passar por competições desta natureza”.

O treinador Lucho Nizzo estará presente, em Porto Seguro, para assistir a decisão do título da Copa 2 de Julho e completar as suas observações profissionais, visando futuras convocações de jogadores para a Seleção Brasileira, que vai participar do próximo Mundial da categoria, em 2009. Com ele estarão presentes nas arquibancadas diversos “olheiros” e empresários do ramo do futebol.

CLASSIFICAÇÃO- Na fase de Classificação, realizada entre os dias 1° e 06 de julho, participaram as seguintes equipes: Unión Atlético Maracaibo (VEN), Coritiba (PR),Vitória (BA), Galicia (BA), Seleção de Dias d’Ávila, América (RN), Corinthians (AL),Vasco Salvador (BA), Seleção de São Gonçalo, Academia Canadá (CAN), Seleção de Amélia Rodrigues, Cruzeiro (MG), Seleção de São Félix, Fortaleza (CE), Clube Atlético Paranaense (PR), Pão de Açúcar (SP), Atlântico (PR), Santos (MEX), Fluminense de Feira (BA), Grêmio (RS), Goiás (GO), Astro de Feira (BA), ABB (BA), Catuense (BA), Desportivo Brasil (SP), Seleção de São Francisco do Conde, Atlético (MG), América (MEX), Figueirense (SC), Bahia (BA), Internacional (RS), Oriente Petrolero (BOL), Cecese (SE), Seleção de Lauro de Freitas, América de Própria (SE).

OITAVAS-DE-FINAIS- Na fase das Oitavas-de-Finais ficaram 16 (dezesseis) equipes das 35 (trinta e cinco) que começaram a disputa. Bahia, Vitória, Cruzeiro (MG), Atlético (MG), América (MEX), Atlético (PR), Internacional (RS), Grêmio (RS), Goiás (GO), Coritiba (PR), América (RN), Corinthinas (AL), Desportivo Brasil (SP), Atlântico (BA), Fluminense de Feira (BA) e Seleção de Amélia Rodrigues.

QUARTAS-DE-FINAIS- nas Quartas-de-finais, das 16 (dezesseis) equipes que disputaram as Oitavas-de-Finais, apenas 8 (oito) foram classificadas. Bahia (BA), Vitória (BA), Cruzeiro (MG), Internacional (RS), Desportivo Brasil (SP), Atlético (PR), Goiás (GO) e Seleção de Amélia Rodrigues. Nas disputas, ficaram as 4 (quatro) melhores de toda a competição, que foram às Semifinais. Vitória (BA), Atlético (PR), Bahia (BA) e Internacional (RS). Dessas 4 (quatro) que jogam, nesta sexta-feira (dia 11), saem as 2 (duas) equipes finalistas, que vão à final domingo (dia 13), em Porto Seguro. O jogo final começa às 17 horas e terá a transmissão “ao vivo” pela TV Educativa.

HISTÓRICO DOS CLUBES SEMIFINALISTAS

Vitória

A história do Esporte Clube Vitória se confunde com a própria história do futebol da Bahia. O rubro-negro baiano é um dos mais antigos do Brasil, e comemora os maiores feitos de toda a sua história. Desde a sua fundação, em 13 de maio de 1899, que os torcedores do Leão da Barra, como são chamados carinhosamente, não tinham tantos motivos para sentir orgulho de ser rubro-negro. A equipe está na primeira divisão do futebol brasileiro e tem o seu próprio estádio, o Manoel Barradas, com capacidade para 35.000 pessoas. As categorias de base do Leão são o orgulho de um clube, que soube valorizar seus talentos e investiu pesado para fazer de simples garotos, nomes como Alex Alves, Dida, Paulo Isidoro, Vampeta, Júnior, Bebeto, Fábio Costa e Rodrigo.

Bahia
O Esporte Clube Bahia, nascido 1° de janeiro de 1931, foi formado por atletas de dois clubes (Associação Atlética da Bahia e Clube Bahiano de Tênis). Em pouco tempo o “esquadraão de aço” tornou-se o mais popular do Estado e do Norte e Nordeste do Brasil. O Bahia é famoso pelo grande número de torcedores, que costumavam lotar a Fonte Nova (estadio desativado), local onde mandava as suas partidas. É um dos clubes com a maior torcida do Brasil e entre as suas maiores conquistas estão a Taça Brasil de 1959 e o Campeonato Brasileiro de 1988. Nos juvenis tem também titulos estaduais que merecem ser

Internacional

O Sport Club Internacional fundado em 4 de abril de 1909 foi criado para brasileiros e estrangeiros, numa clara alusão à política de discriminação dos outros clubes de Porto Alegre. O colorado gaúcho (em razão das cores vermelho e branco) ostenta, orgulhosamente, no seu distintivo seis estrelas: três Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, uma Copa Libertadores da América e o título do Mundial Interclubes.A e1uipe juvenil é atual campeã da Taça 2 de julho e detém outros títulos nacionais e internacionais.

Atlético Paranaense
O Clube Atlético Paranaense é um clube de futebol brasileiro de Curitiba, estado do Paraná. Foi fundado em 21 de março de 1924 a partir da fusão do Internacional Futebol Clube e do América Futebol Clube do Paraná. Conhecido como Furacão, é o campeão brasileiro de 2001 e vice da Copa Libertadores em 2005. O Atlético é o dono do estádio Arena da Baixada, oficialmente Estádio Joaquim Américo, considerado um dos mais modernos da América Latina, além também de possuir o CT do Caju, um dos mais modernos Centro de Treinamentos do Brasil.

A COPA 2 DE JULHO DE FUTEBOL SUB 17

Criada com o intuito de revelar novos valores a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 promovida pela Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) alcançou sucesso total em sua primeira edição realizada no ano de 2007. A competição trouxe ao Estado da Bahia as principais equipes brasileiras como Cruzeiro, Grêmio, Internacional, Vasco, Palmeiras, Figueirense, Fluminense (RJ), Goiás e Atlético, que disputaram juntamente com as equipes do Bahia e Vitória e seleções municipais do Estado dois troféus especiais com a imagem símbolo do Elevador Lacerda, principal monumento da arquitetura baiana. Apoiado pela FBF e pelas prefeituras municipais convidadas o torneio abriu portas para jovens jogadores mostrarem talento com a bola e contou com a participação de 24 clubes, sendo disputado em nove municípios baianos, tendo como campeão o Internacional de Porto Alegre.

Este ano de 2008, a Copa 2 de Julho tornou-se um Campeonato de Futebol Sub-17 a nível internacional, disputado no interior da Bahia, o que viabiliza o crescimento do esporte estadual e gera inclusão social, pois além de revelar novos talentos vai oferecer ao público acesso a jogos disputados entre os melhores times do Brasil. Nesta 2ª edição, a Copa 2 de Julho teve 35 times, entre eles, cinco internacionais: América e Santos do México; Unión Desportiva Maracaibo da Venezuela; Oriente Petrolero da Bolívia e Academia do Canadá.

HISTÓRICO DA COPA 2 DE JULHO DE FUTEBOL SUB 17


Na 1ª Edição da Copa 2 de Julho, em 2007, a equipe campeã foi a do Internacional de Porto Alegre, que derrotou o Cruzeiro de Minas Gerais, no dia 08 de julho, no Estádio Toca do Guaiamum, em Porto Seguro. Os gols da partida foram assinalados para o Internacional (RS) por Bregalda, aos 20 minutos da etapa inicial e Lucas, aos 26 do segundo tempo. O Cruzeiro (MG), descontou através de Eliandro aos 32 minutos da etapa final.

Na fase semifinal da competição, o Internacional derrotou o Goiás por 4 a 1, enquanto o Cruzeiro (MG) ganhou do Palmeiras (SP) por 2 a 0. Os gols do Internacional (RS) foram assinalados por Lucas aos 5 minutos do primeiro tempo e aos 30 do segundo; Elton aos 4 minutos do segundo tempo e João Paulo, aos 15 minutos do segundo tempo completou para os colorados. Willander descontou aos 38 do segundo tempo para o time goiano.

Na vitória do Cruzeiro (MG) contra o Palmeiras (SP), o “tempo fechou” literalmente aos 33 minutos do segundo tempo. O Palmeiras perdia por 2 a 0, quando uma briga generalizada paralisou a partida. O juiz expulsou cinco jogadores do time paulista (Weltom, Samuel, Chicão, Rafael e Everton) e mais um do Cruzeiro (Anderson). Quando a bola rolou limpa novamente no gramado, o Cruzeiro fez dois gols no segundo tempo: o primeiro aos 5 minutos com Zé Eduardo e o segundo aos 9 minutos com Eliandro. Esses dois jogos pelas semifinais foram realizados no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana.

PRESENÇAS- Estavam presentes, na partida final, na Toca do Guiamum, o prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal; o Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos; o Diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô) e o Assessor-Chefe da Sudesb, Sinval Vieira, coordenador da competição.

Durante a competição, o técnico da Seleção Brasileira Sub-15, Jorge Silveira, com aval da CBF, observou e avaliou os novos talentos do futebol brasileiro.

Os que participaram da 1º Edição da Copa 2 de Julho foram unânimes em elogiar a organização e a estrutura oferecida pela Sudesb às delegações, destacando principalmente o bom nível técnico das equipes. O torneio começou dia 1º de julho de 2007 e contou com a participação de 24 clubes, sendo disputado em nove (9) municípios baianos.

Representando o Governador Jaques Wagner, na cerimônia de premiação, o secretário Nilton Vasconcelos destacou a importância do evento para interiorizar o esporte no Estado e fortalecer os times de base do interior. O Diretor Geral da Sudesb, disse: “que a preocupação do Governo do Estado em tratar o esporte de forma abrangente estava sendo colocada em prática também na recuperação de diversos equipamentos esportivos na Capital e interior”.


Na partida final, em Porto Seguro, as equipes do Internacional (RS) e do Cruzeiro (MG) receberam os troféus especiais (campeão e vice), oferecidos pelo presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues. As duas imagens, produzidas em fibra de vidro, pelo artista plástico Luiz Augusto Rezende, representam o Elevador Lacerda, principal símbolo da arquitetura baiana.

Internacional se classifica para a semi-final da Copa 2 de Julho


O “Colorado” de Porto Alegre derrotou o Goiás por 1 a 0 e se classificou para a fase semi-final do primeiro campeonato internacional de futebol sub-17, disputado no interior baiano. A partida foi disputada durante a noite de quarta-feira (9) no Estádio Cajadão, localizado em Dias D´Ávila.

“Temos que descansar, após essa vitória. Não pretendo mudar as táticas de jogo, apenas ter mais atenção na partida, para não repetir o resultado do ultimo jogo contra o Bahia, quando perdemos por 1 a 0 para os tricolores”, diz o técnico do Internacional, André Prodes.

No primeiro tempo, o Internacional mostrou o famoso talento da sua divisão de base. Aos trinta minutos da partida, Artur recebeu a bola no canto esquerdo, após uma jogada ensaiada do ataque e não deu chances de defesa ao goleiro do Goiás, balançando a rede e classificando o time com o placar de 1 a 0.

A equipe que lutava apenas pelo empate, não buscou gols no segundo tempo e apertou a defesa para não deixar os adversários finalizarem. Com esse resultado, o Internacional enfrenta o Bahia, no Estádio Jóia da Princesa. As equipes disputam uma vaga na fase final da competição, selada no domingo (13), na Toca do Guaiamum em Porto Seguro.

O time titular do Internacional foi composto por Rafael, Régis (Djair), Gustavo, Juan, Lucas, Douglas (Augusto), Artur (Duylio), Almir (Cristian), Romário, João (Juliano) e Lucas. A equipe do Goiás iniciou o jogo com Wallace, Jefferson, Jairo (Denílson), Rithely, Maycon (Sousa), Tardelly, Pablo, Roriz (Pereira), Felipe, Matheus e Guilherme (Marcelo). As nove substituições da partida ocorreram no segundo tempo.

A arbitragem do jogo foi formada pelo árbitro central Edvaldo Ferreira e pelos assistentes Djalma Silva e Carlos Vidal. A copa 2 de Julho envolveu 35 times, entre eles algumas das maiores equipes do país e do mundo.

Vitória goleia o Cruzeiro e se classifica para a semi-fi nal da Copa 2 de Julho



O Vitória se classificou para a semi-final da Copa 2 de Julho sub 17, após vencer o Cruzeiro pelo placar de 3 a 1. A partida que agitou a torcida rubro-negra ocorreu durante a noite dessa quarta-feira (9), no Estádio do Cajadão em Dias D´Ávila.

Na sexta-feira (dia 11), o time rubro-negro disputa com o Atlético Paranaense a fase semi-final, no Estádio do Cajadão. O Vitória é um dos favoritos a conquista do titulo, disputado no domingo (13), na Toca do Guaiamum em Porto Seguro.

O gol que alavancou a classificação do time rubro-negro, foi marcado por Clayton, aos 16 minutos do primeiro tempo, após um cruzamento de escanteio do time, o zagueiro aproveitou a jogada e fez um golaço de cabeça. Apesar do bom rendimento da equipe, o vitória foi surpreendido com a expulsão de centro-avante Eduardo aos 22 minutos da partida, que aplicou um “carrinho” sobre o jogador do Cruzeiro e não foi perdoado pelo árbitro Manuel Nunes.

Mesmo estando com dez jogadores em campo, o atacante Mineiro conseguiu aproveitar o rebote do goleiro do Cruzeiro aos 38 minutos e finalizar o primeiro tempo com o placar de 2 a 0 para o Vitória.

“Hoje fomos favorecidos pelo bom tempo, o gramado estava melhor que ontem. Priorizamos a dinâmica e a velocidade. Mineiro entrou como titular no lugar de Mutombo que está machucado e não surpreendeu ao fazer o segundo gol, ele tem qualidade e vem se destacando na equipe”, ressalta o técnico do Vitória.


O Vitória completou a goleada sobre o Cruzeiro logo aos três minutos do segundo tempo, após uma jogada trabalhada no ataque, Leilson recebeu a bola do lado esquerdo da pequena área e finalizou a jogada, selando o terceiro gol da equipe rubro-negra. O jogador do Vitória, Dankler foiexpulso aos 39 minutos, após cravar uma falta dentro da pequena área e gerar a oportunidade dos adversários fazerem o gol de honra. A cobrança de penalty saiu dos pés de Thiago Maia e balançou a rede aos 40 minutos da partida. O Vitória segue para a fase semi-final com dois jogadores a menos.

“Nos preparamos para surpreender o time adversário, porém o Vitória foi beneficiado por jogar em casa com três mil torcedores ao seu favor, e por estarem adaptados as condições do clima e alimentação do local”, diz o técnico Alexandre Grasseli que foi expulso do campo no inicio do segundo tempo, junto com o massagista e o preparador físico da equipe, que agrediram verbalmente a arbitragem.

A equipe rubro-negra titular foi formada por Thiago, Dimas, Dankler, Clayton, Mineiro, Muller, Alan Santos, Leilson, Eduardo, Lucas e Darlan. O time do Cruzeiro foi composto inicialmente por Bruno Chagas, Túlio, Felyp, Bruno Souza, Anderson, Henrique, Rafael Silva, Rodrigo, Thiago Pereira, Victor Jesus e Thiago Maia.

A arbitragem do jogo foi comandada por Manuel Nunes e pelos assistentes Almir Gesteira e José Barbosa. As substituições ocorreram no segundo tempo da partida. No time do Cruzeiro, Wilson, Lindomar, Fábio Gama e Felipe entram respectivamente no lugar de Thiago Pereira, Rafael Silva, Henrique e Victor Jesus. No Vitória, Bruno, Jéferson Reis, Arthur e Thiago substituíram Alan Santos, Muller, Lucas e Leilson.

Bahia e Vitória estão entre os quatro melhores da Copa 2 de Julho

Bahia e Vitória estão entre as quatro melhores equipes da Copa 2 de Julho 2008 e vão disputar, as Semifinais, nesta sexta-feira (dia 11). O Bahia joga, à tarde, às 15h:30, no Jóia da Princesa, contra o vencedor do jogo Internacional (RS) x Goiás (em andamento); enquanto o Vitória (BA)enfrenta, no mesmo dia 11, às 19 horas, o Atlético Paranaense (PR), no estádio municipal de Dias D’Ávila.

As equipes baianas fizeram por merecer esta condição, ao mostrarem, em campo, melhores qualidades em relação as suas adversárias. O Bahia conquistou a vaga, ao empatar em 1 a 1 contra o Desportivo Brasil (SP), no estádio Lourdes Trindade, na Fazenda do Menor, em Feira de Santana. O tricolor baiano foi beneficiado pelo critério técnico, ou seja, tinha a melhor campanha.

Agora à noite, em Dias d’Ávila, a equipe do Vitória goleou o Cruzeiro (MG) por 3 a 1 e na próxima sexta-feira (dia 11) o rubro-negro baiano enfrenta o Atlético Paranaense (PR), que também conquistou vaga sua vaga ao golear a Seleção de Amélia Rodrigues por 4 a 1, na cidade do mesmo
nome.

ESFORÇO - Para ser ter uma idéia do valor dessas equipes, que chegaram às Semifinais da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, basta lembrar que a competição começou dia 1º de julho, com 35 equipes, sendo cinco (5) delas do exterior. Agora, as quatro melhores colocadas, vão entrar em campo, em busca da tão sonhada vaga: a de finalista do certame.

Os vencedores das Semifinais, nesta sexta-feira (dia 11), em Feira de Santana e Dias d’Ávila, seguem, automaticamente, para Porto Seguro, onde, jogam no próximo domingo (dia 13), na disputa pelo troféu da Sudesb, oferecido pela FBF, com o símbolo do Elevador Lacerda.