domingo, 13 de julho de 2008

INTERNACIONAL (RS) É BICAMPEÃO DA COPA 2 DE JULHO SUB-17


Especial de Porto Seguro
Fotos: Paulo Neves

Com um belo gol de falta de Arthur, aos nove minutos do segundo tempo de jogo, o Internacional de Porto Alegre derrotou o Clube Atlético Paranaense, na tarde de hoje (dia 13), no Estádio “Toca do Guaiamum, em Porto Seguro, e sagrou-se bicampeão da 2ª da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, promovida pela Sudesb (autarquia da Setre), com apoio da FBF e das Prefeituras Municipais convidadas.

O certame amador mais importante do Brasil na categoria, ganhou este ano de 2008, nível internacional com a participação de 30 equipes nacionais e cinco internacionais, em seis sedes e 10 cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e adjacências. O time bicampeão gaúcho mostrou-se, em campo, mais bem entrosado que o adversário e soube como resistir aos ímpetos da boa equipe paranaense, principalmente, após o gol que decretou a vitória colorada por 1 a 0.

A festa do futebol, em Porto Seguro, teve a presença do governador Jaques Wagner, que fez a entrega do troféu ao melhor goleiro da competição, Thiago Régis (Vitória), que sofreu apenas seis gols; do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, que entregou o troféu de campeão ao “capitão” do Inter (RS), o atacante Arthur; do Diretor Geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô) que entregou o troféu de melhor jogador ao atacante Harrison (Atlético-PR); do Coordenador de Excelência da Sudesb, Sinval Vieira, que entregou o troféu ao artilheiro Elenilson (Seleção de Amélia Rodrigues) e do Presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, que entregou o troféu de vice-campeão ao capitão da equipe do Atletico –PR, o lateral direito Edgar. Também esteve presente o prefeito Jânio Natal, como anfitrião da festa.

O jogo transmitido “ao vivo” pela TV Educativa foi muito equilibrado nas duas etapas. As equipes muito bem postadas, em campo, seguiam à risca as orientações dos seus treinadores e cada uma investia, com estratégia, na falha adversária. O gol, de “bola parada”, mostra, claramente, a obviedade desta observação. Numa jogada individual de João Paulo surgiu a falta. O “capitão” Arthur, do Internacional, exigiu o direito de cobrar a penalidade e o fez com muita competência. O goleiro Luciano, do Atlético Paranaense, ainda tentou a defesa, mas bola fez uma curva e caiu no seu ângulo superior esquerdo aos 9 minutos do segundo tempo.

Considerada a mais importante competição Sub-17 do futebol brasileiro, a Copa 2 de Julho de Futebol Sub- 17 teve o apoio direto da FBF e das Prefeituras Municipais convidadas (Dias d’Ávila, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, São Félix, Feira de Santana, Catu, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas e Terra Nova).

Para André Prodes, técnico bicampeão pelo Internacional (RS), o triunfo diante do Atlético Paranaense veio coroar um trabalho, que começou após as férias dos jogadores, no início deste ano. “Preparamos a nossa garotada para repetir o feito de 2007 e graças e Deus obtivemos o sucesso planejado”, disse.

O técnico do Atlético (PR), Marcos Santos, reconheceu que a sua equipe merecia melhor sorte. “Lutamos bravamente pelo título e não fosse a infelicidade de alguns jogadores nas investidas a gol, poderíamos ter conquistado uma vitoria”, garantiu.

O secretário Nilton Vasconcelos, feliz com a competição, disse que “neste segundo ano a Copa 2 de Julho precocemente já se consolidou”. Lamentando muito a ausência dos clubes baianos na partida final, mas observou que já houve um progresso técnico das equipes do Bahia e Vitória, que foram até as semifinais.

O Diretor Geral da Sudesb, Bobô, afirmou que a Copa 2 de Julho já e uma realidade e tem a importância que o Governo do Estado almejou, salientando que a competição já parte, definitivamente, do calendário esportivo do povo baiano.

O coordenador, Sinval Vieira, ressaltou a estrutura dos clubes finalistas, que numa previsão anterior eram fortes candidatos ao titulo. “São duas grandes equipes brasileiras, que trabalham as suas divisões de base com muito respeito e seriedade”, disse.

FICHA TÉCNICA

O Internacional (RS) sagrou-se bicampeão com: Rafael, Lucas Cautela, Gustavo, Juan e Romário; Christian, João Paulo (Duylio) e Lucas Roggia; Arthur, Djair (Augusto), e Almir. Técnico André Prodes.

O Atlético Paranaense ficou com o titulo de vice-campeão formando com Luciano, Edgar, Diego, Guaraci e Leonardo; Jair (André),Thiago Santos (Rafael) e Harrison (Vítor); Paulinho (Bruno), Jânio (Marcos) e Lucas Sotero. Técnico Marcos Santos.

O trio de arbitragem liderado por Lúcio José Simas de Araujo, auxiliado por Jeferson Abel Ferreira Lima e Edvaldo Joaquim Barreto foi perfeito e não influiu no resultado final da partida.


COMO FOI A COMPETIÇÃO

Na fase de Classificação, realizada entre os dias 1° e 06 de julho, participaram as equipes do: Unión Atlético Maracaibo (VEN), Coritiba (PR), Vitória (BA), Galicia (BA), Seleção de Dias d’Ávila, América (RN), Corinthians (AL),Vasco Salvador (BA), Seleção de São Gonçalo, Academia
Canadá (CAN), Seleção de Amélia Rodrigues, Cruzeiro (MG), Seleção de São Félix, Fortaleza (CE), Clube Atlético Paranaense (PR), Pão de Açúcar (SP), Atlântico (PR), Santos (MEX), Fluminense de Feira (BA), Grêmio (RS), Goiás (GO), Astro de Feira (BA), ABB (BA), Catuense (BA), Desportivo Brasil (SP), Seleção de São Francisco do Conde, Atlético (MG), América (MEX),
Figueirense (SC), Bahia (BA), Internacional (RS), Oriente Petrolero (BOL), Cecese (SE), Seleção de Lauro de Freitas, América de Própria (SE).

Na fase das Oitavas-de-Finais ficaram 16 (dezesseis) equipes das 35 (trinta e cinco) que começaram a disputa. Bahia, Vitória, Cruzeiro (MG), Atlético (MG), América (MEX), Atlético (PR), Internacional (RS), Grêmio (RS), Goiás (GO), Coritiba (PR), América (RN), Corinthinas (AL), Desportivo Brasil (SP), Atlântico (BA), Fluminense de Feira (BA) e Seleção de Amélia Rodrigues.

Nas Quartas-de-finais, das 16 (dezesseis) equipes que disputaram as Oitavas-de-Finais, apenas 8 (oito) foram classificadas. Bahia (BA), Vitória (BA), Cruzeiro (MG), Internacional (RS), Desportivo Brasil (SP), Atlético (PR), Goiás (GO) e Seleção de Amélia Rodrigues.

Nas disputas pelas Semifinais, ficaram as 4 (quatro) melhores de toda a competição. Vitória (BA), Atlético (PR), Bahia (BA) e Internacional (RS). Das 4 (quatro) equipes que jogaram, as Semifinais saíram as 2 (duas) Finalistas, Internacional (RS) e Atlético (PR), que disputaram o titulo, hoje (dia 13) no Estádio “Toca do Guiamum”, com transmissão “ao vivo” pela TV Educativa.

REVELAÇÃO DE TALENTOS


Criada com o intuito de revelar novos valores para o futebol brasileiro, a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 é promovida pela Sudesb uma autarquia vinculada à SETRE (Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte) com apoio da FBF e das Prefeituras Municipais convidadas. Aos finalistas da partida de amanhã, dia 13, serão oferecidos dois troféus especiais nas cores ouro e prata e mais 25 medalhas também iguais. Os troféus, com a imagem símbolo do Elevador Lacerda, principal monumento da arquitetura baiana, foi criado pelo artista plástico Luiz Rezende.

O evento desde o seu primeiro ano (2007) vem abrindo portas para jovens jogadores mostrarem seus talentos com a bola. No primeiro ano, o torneio contou com a participação de 24 clubes e foi disputado em nove municípios baianos, tendo como campeão o Internacional de Porto Alegre. Este ano de 2008 a Copa 2 de Julho tornou-se de nível internacional, com a participação de cinco equipes do exterior. Disputado em cidades da Região Metropolitana de Salvador e adjacências, o certame viabiliza o crescimento do esporte estadual e gera inclusão social, pois além de revelar jogadores na faixa do primeiro emprego, oferece ao público acesso a jogos disputados entre os melhores times do Brasil.