quinta-feira, 19 de junho de 2008

A Bahia sedia a mais importante competição Sub-17 do Futebol Brasileiro

O DIA 1º DE JULHO DE 2008 começa a 2º Edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 promovida pela Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) com apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF) e das Prefeituras municipais de Amélia Rodrigues, Conceição da Feira, São Félix, Feira de Santana, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Terra Nova, São Gonçalo dos Campos, Dias d’Ávila, São Francisco do Conde e Catu.

Para esta competição, o Governo do Estado da Bahia convidou 36 (trinta e seis) equipes da Bahia do Brasil e do Exterior, que vão disputar dois troféus entre os dias 1° e 13 de julho. As duas imagens produzidas em fibra de vidro pelo artista plástico Luis Augusto Rezende, representam o Elevador Lacerda, principal símbolo da arquitetura baiana.

Durante os jogos da Copa 2 de Julho de Futebol Sub 17 a Sudesb deverá utilizar 6 (seis) sedes, envolvendo 11 (onze) cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e adjacências, além de Porto Seguro, no Extremo Sul do Estado, onde será realizada a partida final, como aconteceu em 2007 quando o Internacional de Porto Alegre sagrou-se campeão vencendo o Cruzeiro de Belo Horizonte por 2 a 1.

Foram convidadas seis (6) equipes estrangeiras e que vão participar pela primeira vez. Union Atlético Maracaibo (Venezuela) no grupo A; Academia Canadá (Canadá) no grupo B; Santos (México) no grupo C; Union Desportiva de Ibiza (Espanha) no grupo D; América (México) no grupo E: e Oriente Petrolero (Bolívia) no grupo F.

Estão ainda confirmadas as equipes do Internacional e Grêmio (Rio Grande do Sul); Cruzeiro e Atlético (Minas Gerais); Atlético e Coritiba (Paraná); Figueirense, Goiás, Fortaleza, América de Natal, Corínthians de Alagoas, Bahia e Vitória e seleções municipais onde a competição estará sendo realizada, totalizando 36 representações esportivas.

Este ano, a Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 terá como sedes os municípios de Dias D´Avila (Grupo A), Amélia Rodrigues e São Gonçalo dos Campos (Grupo B), Conceição da Feira e São Félix (Grupo C), Feira de Santana (Grupo D), Catu e São Francisco do Conde (Grupo E), Lauro de Freitas e Terra Nova (Grupo F) e Porto Seguro (Jogo final).


DATAS DAS DISPUTAS

As datas das disputas já foram definidas:
FASE DE CLASSIFICAÇÃO - Dias 01/02/03/04/05 e 06
Folga das equipes - Dia 07

OITAVAS-DE-FINAL- Dia 08
Folga das equipes - Dia 09

QUARTAS-DE-FINAIS- Dia 10

FASE DAS SEMIFINAIS -Dia 11
Viagem das equipes finalistas -Dia 12

FINAL DA COPA -Dia 13
CONSIDERADA UMA DAS PRINCIPAIS competições esportivas do futebol brasileiro, 2ª Edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17, será, a partir deste ano de 2008, realmente, uma das maiores do país, pois estará envolvendo mais de 1.000 (mil) pessoas entre atletas, dirigentes, árbitros, comissões técnicas e organizadores. As equipes convidadas deverão chegar a Salvador, no máximo, até o dia 30 de junho.

A hospedagem, com acomodação e alimentação, para atletas e Comissão Técnica, ficará por conta da Sudesb, em parceria com as Prefeituras municipais, assim como a lavagem dos uniformes e a vigilância do estabelecimento, onde as delegações ficarão alojadas. A escalação dos Árbitros, Assistentes e Representantes será de inteira responsabilidade da Federação Bahiana de Futebol (FBF).

Segundo o Regulamento Geral a 2ª Edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17 será disputada por 36 e (trinta e seis) equipes convidadas e distribuídas pelos seguintes grupos:
GRUPO A (sede Dias D’Ávila): Vitória, Galícia, Coritiba, América de Natal, Seleção de Dias D’Ávila e Union Atlético Maracaibo (Venezuela).
GRUPO B (sedes Amélia Rodrigues/São Gonçalo dos Campos): Cruzeiro (MG), Corinthians (AL), Vasco Salvador F.C., Seleção de Amélia Rodrigues, Seleção de São Gonçalo e Academia Canadá (Ottawa).
GRUPO C (sedes Conceição da Feira/São Félix): Atlético (PR), Pão de Açúcar (SP), Fortaleza (CE), Atlântico (BA), Seleção de São Félix e Santos (México).
GRUPO D (sede Feira de Santana): Goiás (GO), Grêmio (RS), Astro de Feira, Fluminense de Feira, ABB (BA) e Union Desportiva de Ibiza (Espanha).
GRUPO E (sedes Catu/São Francisco do Conde): Atlético Mineiro, Desportivo Brasil (SP), Figueirense (SC), Seleção de São Francisco do Conde e América (México).
GRUPO F (sedes Lauro de Freitas/Terra Nova): Bahia, Internacional (RS), América de Própria (SE), Seleção de Lauro de Freitas, CECESE (SE) e Oriente Petrolero (Bolívia).

Cada equipe vai disputar 5 (cinco) jogos, em turno único, dentro de seu respectivo Grupo, valendo pela fase Classificatória.

Na Fase Classificatória, os 2 (dois) melhores da cada Grupo e mais os 4 (quatro) melhores 3° colocados seguem para disputar as Oitavas-de-finais. Os 4 (quatro) clubes 3° colocados serão classificados, por ordem crescente, ou seja, do primeiro ao quarto colocado, por índices técnicos.

Nas Oitavas-de-finais ficam apenas 8 (oito) equipes, que disputarão as Quartas-de-finais.

Os vencedores das Quartas-de-finais, num total de 4 (quatro) equipes, vão disputar as Semifinais da competição.

Nas Semifinais ficam apenas os 2 (dois) melhores times, que vão às finais, em Porto Seguro, no Extremo Sul da Bahia.

O vencedor da partida Final será declarado o Campeão da 2ª Edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-17.
Aos vencedores serão oferecidas as seguintes premiações: troféu de campeão para a equipe vencedora e outro de vice para segunda colocada. A Sudesb vai oferecer, ainda, um troféu para o artilheiro da competição; um para o melhor goleiro; e outro para o craque. Cada equipe participante da Final receberá, também, 25 (vinte e cinco) medalhas nas cores ouro e prata. .